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Elementos cénicos para o "Black Seas" - 5ª parte

Na escala 1/700, um centímetro num modelo corresponde a sete metros na realidade, pelo que uma pequena árvore com apenas 3 centímetros de altura teria, na realidade, mais de uma vintena de metros de altura, o que, dependendo da espécie que procura representar, pode ser exagerado e surgir como desproporcionada face aos modelos utilizados.

Procurando no EBay, dificilmente se encontram modelos de árvores com menos de 35 milímetros, por vezes descritas como na escala 1/1000, o que só pode ser aceitável caso a árvore pertença a uma espécie de muito grandes dimensões ou, o que é comum, a altura anunciada inclua, para além da copa e do tronco, uma extensão destinada a ficar abaixo da superfície e que será usada como forma de fixação.

De acordo com cada modelo exacto, a parte que ficará oculta pode ter entre os 10 e os 15 milímetros, o que reduz substancialmente a altura visível, que pode ficar pelos 20 milímetros, correspondentes a 14 metros, uma altura que, sendo grande, já fica dentro dos limites do realismo, sobretudo caso se ajuste o modelo na sua altura mínima, mantendo a copa, mas reduzindo substancialmente o tronco, que ficará, na sua quase totalidade, ocultado.

O modelo pelo qual optamos, para efeitos de experiência, é económico, com um preço que ronda o Euro e meio por uma vintena de pequenas árvores cuja dimensão anunciada é de 38 milímetros, mas cuja copa, a parte que inevitavelmente terá que estar visível, corresponderá a perto de metade da altura, pelo que estamos diante de uma árvore que, uma vez no terreno, terá perto de dois centímetros de altura.

Sugerimos dar umas pinceladas de castanho no tronco, caso se considere que este tem um aspecto demasiado plástico, após o que se efectua um furo, com a medida do tronco, de modo a que seja necessário pressionar um pouco este para entrar, bastando, na altura da sua colocação defenitiva, por um pingo de cola instantânea e, por precaução, deitar um pouco de pó, o que evitará que a cola possa ficar visível.

Este é apenas o iníco de um conjunto de textos que será posteriormente alargado de forma tão autónoma e independente quanto possível, onde iremos descrevendo diversas formas de construir elementos cénicos para o "Black Seas", sempre optando por soluções económicas, duráveis e com uma qualidade aceitável, que possam ser utilizadas num jogo sem prejudicar a sua estética.

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